Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Furacão Florence atinge as Carolinas com risco de inundações catastróficas

Sexta-feira, 14 set 2018 - 07h32
Por Rogério Leite
De acordo com o Centro Nacional de Furacões, NHC, Florence está neste momento castigando fortemente a costa das Carolinas com ventos de mais de 150 km/h. O instituto alerta para a possibilidade de inundações catastróficas causadas pelas chuvas.

Imagem de satélite do furacão Florence em 14 de setembro de 2018

Clique aqui e veja imagens de satélite do furacão Florence em tempo quase real


Sumario as 06h00 BRT - 14 set 2018


Localização: 34.2N 77.4W
35 km a leste de Wilmington, na Carolina do Norte
Ventos Sustentados: 150 Km/h - Categoria 1
Movimento: WNW a 9 KM/h
Pressão Mínima central 958 Hectopascais


Imagens de Satélite


Imagens de satélite recebidas na manhã de sexta-feira mostram que o olho de Florence está situado na linha costeira do sul-sudeste da Carolina do Norte, sobre as coordenadas 32.4N e 77.4W, a cerca de 35 km do leste da cidade de Wilmington.

As imagens também revelam que as bordas externas do furacão cobrem todas as Carolinas, com reflexos nos Estados da Geórgia, ao sul da Carolina do Sul e Virgína, acima da Carolina do Norte.

Florence é um furacão Categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com ventos de 150 km/h e rajadas de até 180 km/h. Seu tamanho cresceu muito nas últimas 48 horas e devido à envergadura deve provocar chuvas intensas em diversos estados.


Inundações Catastróficas


Em boletim divulgado às 07h00 BRT de sexta-feira, o NHC alerta para o risco de inundações relâmpago em diversas localidades costeiras. No litoral sudeste da Carolina do Norte e extremo nordeste da Carolina do Sul são esperados até 650 mm de precipitação, com tormentas isoladas que podem despejar até 1000 mm de água em algumas localidades.

Tamanha quantidade de água poderá produzir deslizamentos e inundações devido ao significativo aumento do nível dos rios.
inundações e inundações significativas no rio. Além disso, o NHC também alerta para o risco de tornados no leste da Carolina do Norte.


Dinâmica atual


Florence se move a 9 km/h em sentido oeste-noroeste e deverá diminuir a velocidade de avanço nas próximas 24 horas. O olho do furacão penetrará no continente na tarde de sexta-feira, o que fará a tormenta perder força gradualmente.

Mantendo a dinâmica, o olho de Florence chegará ao extremo oeste das Carolinas e montanhas Apalaches no começo da próxima semana.


Furacão Categoria 1 - Características


Nível intermediário da escala - Ventos entre 119 e 153 km/h
As ondas provocadas pela tempestade aumentam entre 1.3 e 1.5 metros acima de seu nível normal. Não há riscos reais nas estruturas, mas há riscos reais, embora menores, aos trailers soltos e queda de pequenas árvores. Alguns outdoors mal construídos podem ser arrancados. Risco de alagamentos próximos à costa, além de desmoronamentos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown