Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Homens a bordo: tudo pronto para o lançamento do primeiro Falcon 9 tripulado

Terça-feira, 19 mai 2020 - 11h25
Por Rogério Leite
Pela primeira vez desde que iniciou as operações espaciais, a empresa estadunidense SpaceX lançará ao espaço um foguete tripulado, com dois astronautas a bordo. O voo marca a volta da colocação de astronautas em orbita a partir de solo americano desde o fim da era dos ônibus espaciais.

Astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos com duas missões de comando em ônibus espaciais, serão os comandantes da Cápsula Dragon que os levará à Estação Espacial Internacional. Hurley e Behnken deverão permanecer na Estação Espacial por dois ou três meses.


O lançamento do Falcon 9 e colocação da Dragon em orbita será transmitido ao vivo pelo Apolo11. Para ser noticado, assine nosso canal no Youtube e em seguida clique no sininho de notificação!

INSCREVA-SE!



A última vez que astronautas foram lançados ao espaço desde solo americano foi em 8 de julho de 2011, quando a missão STS-135 do ônibus espacial Atlantis partiu do Kennedy Space Center, na Flórida, com o objetivo de transportar até a estação espacial internacional, ISS, o Módulo de Logística Multifuncional Rafaello. Desde então, para chegarem à ISS os astronautas americanos utilizam os foguetes russos Soyuz, lançados da base russa de Baikonur, no Cazaquistão.

O histórico lançamento está previsto para acontecer em 27 de maio de 2020, a partir de um foguete do tipo Falcon 9, da SpaceX. O objetivo da missão será levar ao espaço a cápsula Crew Dragon Demo-2, comandada pelos veteranos Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos com duas missões de comando em ônibus espaciais. Hurley e Behnken deverão permanecer na Estação Espacial por dois ou três meses.


A Crew Dragon Demo-2 foi projetada para operar de forma totalmente automática, mas também pode ser controlada pelos astronautas ou pela equipe da SpaceX desde o centro de controle da missão, em Hawthorne, na Califórnia.

O primeiro estágio do Falcon 9 deve finalizar a queima de combustível 02m32s após ser lançado, quando então os dois propulsores serão ejetados e retornarão à Terra 08m50s depois, para serem recuperados e reaproveitados.

Ao mesmo tempo, o segundo estágio segue seu destino até atingir uma orbita circular de 200x200 km. Onze minutos após ser lançado a Dragon se desprende do segundo estágio e segue no rumo de interceptação da ISS.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis