Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Imagens de satélite mostram o tamanho das pistas dos aeroportos

Quarta-feira, 25 jul 2007 - 09h01
Por
Atualmente, muito tem se falado sobre o aeroporto de Congonhas, o mais movimentado da América Latina e encravado dentro da cidade de São Paulo. Para quem não sabe, o aeroporto fica a menos de 8 quilômetros do centro da capital, e é rodeado de casas, prédios residenciais e comerciais e shopping centers. Ao seu lado passam todos os dias milhares e carros, em largas e movimentadas avenidas.

<

Congonhas é o principal elo de ligação entre as duas maiores capitais do país - Rio e São Paulo - e para quem viaja a negócios entre essas duas cidades, não há nada mais prático. Para se chegar ao centro da cidade existem muitas opções, até mesmo o metrô, que passa quase ao lado.

<

O problema é a localização do aeroporto e o tamanho de sua pista. Quem mora ao lado, sabe bem o que isso significa. Os aviões passam "raspando" os prédios e residências e um dos maiores shoppings da cidade fica a poucos quarteirões da cabeceira da pista. Quem passa pela primeira vez pela Av. Ibirapuera, acha que os aviões estão caindo. A pista por sua vez, de apenas 1930 metros, é considerada por muitos profissionais, muito curta para receber aviões de grande porte, já que não tem comprimento adequado para as operações de frenagem mais crítica.

Devido ao trágico acidente com o Airbus A-320 da TAM, que se chocou com o depósito de cargas da própria companhia no último dia 17 de julho, a poucos metros da pista do aeroporto, muito tem se falado a respeito das condições de segurança e do comprimento da pista do aeródromo.

<

Para ilustrar a discussão, separamos quatro imagens de satélites do nosso aplicativo Satmaps. As imagens mostradas comparam os diversos tamanhos de pista de quatro principais aeroportos do país.

<

Pelas cenas vemos que Viracopos, na cidade de Campinas, próxima a São Paulo, tem 3240 metros de pista. Guarulhos, a menos de 20 quilômetros do centro da cidade, possui uma pista de 3700 metros e Galeão, no Rio de Janeiro, 4 mil metros. Congonhas, que recebe um fluxo maior do que todos os outros, possui apenas 1930 metros.

Observando-se o aeroporto de Congonhas pode se notar que, se o Airbus não tivesse virado à esquerda, o destino da aeronave seria as movimentadas avenidas da cidade, a frente da cabeceira da pista.


Satmaps


As imagens acima foram retiradas do aplicativo Satmaps, que você pode acessar

clicando aqui

. Através do aplicativo você pode comparar o tamanho de Congonhas com outros aeroportos, tanto nacionais como internacionais, além de ver de perto diversos detalhes de qualquer cidade do Brasil.
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês