Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Imaginação Fértil: Jipe da NASA flagra camundongo no planeta Marte

Segunda-feira, 3 jun 2013 - 06h56
Por Rogério Leite
Uma imagem no mínimo curiosa rodou o mundo algum tempo atrás. A cena foi registrada pela câmera situada no mastro do jipe-robô Curiosity e mostrava o que poderia ser um pequeno camundongo parado na superfície marciana.

<
Clique para ampliar

A foto foi feita no dia 28 de setembro de 2012, alguns dias depois que o jipe-robô pousou no interior da cratera Gale. Era uma imagem típica de reconhecimento de terreno como tantas outras, mas o olhar atento dos caçadores de bizarrices não deixou que uma parte do terreno analisado caísse na mesmice das típicas fotos marcianas.

No meio de diversas pedras, a imaginação fértil dos caçadores encontrou um verdadeiro camundongo, igualzinho aqueles que temos aqui na Terra e que infestam nossas cidades.

<
Clique para ampliar

Lógico que a cena repercutiu e dezenas de teorias foram imediatamente formuladas. Alguns, mais apressados, trataram de explicaram que o pequeno roedor havia escapado de um dos experimentos que estava sendo realizado secretamente pela NASA, mas que agora estava solto no Planeta Vermelho.


Pareidolia


Naturalmente, a imagem do rato não é real. A cena é um típico caso de pareidolia, um fenômeno psicológico que faz com que nosso cérebro interprete sons e imagens aleatórias como algo significativo e conhecido. Um exemplo bem conhecido de pareidolia é enxergar imagens nas nuvens.

<
Clique para ampliar

Essa não é a primeira vez que objetos vistos na superfície marciana sejam interpretados como conhecidos, dando origem à verdadeiras teorias conspiratórias. Os mais conhecidos são a "Face de Marte" ou o Bigfoot, um homem que parecia sentado em uma pedra.

Em ambos os casos, a ilusão é criada pela falsa noção da perspectiva e também pelos ângulos de luz incidente no instante da imagem, que faz com que simples pedras se transformem em rostos, pessoas e ratos.


Fotos: No topo, imagem do suposto rato registrado pelo jipe-robô Curiosity. Na sequência, a famosa Face de Marte, como visto pela sonda Viking 1 em 26 de julho de 1976, ao imagear a região de Cidônia. Acima, emblemático Bigfoot, uma rocha de apenas 6 centímetros de comprimento registrada pela jipé-robô Spirit,e m janeiro de 2008. Créditos: NASA/JPL, Apolo11.com.

roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês