Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Inpe divulga primeiras imagens em alta resolução do satélite Amazonia 1

Quinta-feira, 11 mar 2021 - 09h44
Por Rogério Leite
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulgou na última segunda-feira as primeiras imagens de alta resolução capturadas pela câmera imageadora grande angular, a bordo do satélite de sensoriamento remoto Amazonia 1. As cenas foram obtidas em duas passagens diurnas e foram recebidas pelas estações terrenas em Cuiabá e em Cachoeira Paulista.

Imagem capturada pelo satélite Amazonia 1 mostra o reservatório de Sobradinho, no Rio São Francisco.

O primeiro registro foi obtido na passagem mais ao leste, com a varredura iniciada às 09h57m27s e finalizada ás 10h08m27s. A segunda varredura durou pouco mais de 12 minutos, iniciada 11h35m27s e terminada às 11h47m57s, com o satélite já próximo ao horizonte.


Vídeo mostra o momento da aquisição de imagens durante a passagem leste. Observe que a imagem é obtida através de varredura (scan) e não por meio de um clique, como em fotos convencionais.

De acordo com o instituto, as estações terrenas receberam e gravaram os dados brutos da câmera WFI (Wide Field Imager), que foram em seguida processados em São José dos Campos e em Cachoeira Paulista, SP. Segundo o comunicado divulgado, as primeiras cenas foram decodificadas com a resolução máxima de 66 metros por pixel.

Imagem registrada pelo satélite Amazonia 1 mostra em destaque a Região metropolitana de São Paulo e parte da orla de Santos, com destaque para Ilha Bela à esquerda.

A primeira aquisição de sinal ocorreu a partir de orbita descendente, quando o Amazonia 1 penetrou o território brasileiro entre a divisa dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A segunda aquisição ocorreu também em sentido descendente, com o Amazonia 1 penetrando o continente a partir da Venezuela.


Nesta cena vemos em cor verdadeira o município de Ibotirama, na Bahia e parte do Rio São Francisco e entorno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown