Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Intensa tempestade solar atinge a Terra e produz auroras na Europa

Segunda-feira, 24 abr 2023 - 10h30
Por Rogério Leite
Uma poderosa rajada de partículas solares atingiu a Terra na tarde de domingo (23) e desde então está provocando fortes tempestades geomagnéticas que já atingiram o nível G4. Auroras polares se espalharam até a Europa e foram vistas até mesmo no sul da França. Na China, houve avistamentos de auroras vermelhas.

Aurora boreal vista em Landberg hill, Saxony, Alemanha. Crédito: Heiko Ulbricht.

A anomalia geomagnética ainda estava em desenvolvimento na manhã de segunda-feira (24), produzindo auroras observáveis em toda a América do Norte. O fenômeno pode ser visto até mesmo em localidades de latitudes médias como Carolina do Norte, Utah, Colorado, Novo México e Califórnia.

Ao que tudo indica, as auroras na Europa foram das mais intensas já observadas e puderam ser vistas até mesmo em regiões urbanas bem iluminadas. "Eu faço turismo de auroras na região de Tromsø (Noruega), mas nunca sonhei ver auroras na minha cidade natal", disse Thomas Hunger, situado em Berlin, na Alemanha.

A dinâmica na alta atmosfera fez as auroras se moverem da Europa para as Américas e instantes depois de iluminarem o céu do Velho Continente já eram visíveis até nas montanhas Blue Ridge, na Carolina do Norte.

As partículas magnéticas atingiram a Terra às 14h00 de domingo e foram lançadas ao espaço depois de uma forte emissão de massa coronal ocorrida no sábado, às 12h00 BRT.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Os bens são menosprezados quando estão seguros e apreciados quando estão perdidos" - G. Leopardi