Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Irã inaugura centro espacial e planeja lançar satélite de investigação

Segunda-feira, 04 fev 2008 - 18h05
Por
O Irã inaugurou nesta segunda-feira (4) seu primeiro centro espacial, que consiste em um satélite batizado de Omid (esperança), um foguete espacial e uma plataforma para seu lançamento em órbita. Os objetivos seriam científicos e de pesquisa, informou a televisão iraniana Alalam.

"Devemos ter uma presença ativa e eficaz no espaço", declarou o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad, durante discurso transmitido pela televisão estatal.

O anúncio aumenta a tensão com os Estados Unidos e seus aliados ocidentais que já pressionam o Irã por seu programa de enriquecimento de urânio, que teria o objetivo, segundo Washington, de desenvolver armas atômicas. Teerã nega as acusações.

A rede de TV do Irã mostrou imagens do lançamento de um foguete, que serviu para preparar o envio, num futuro próximo, de seu primeiro satélite de fabricação nacional em órbita terrestre. O satélite Omid deverá ser lançado em 21 de março.

Em fevereiro de 2007, o ensaio do primeito foguete espacial do Irã, alcançou uma altitude de 150 km, distância insuficiente para pôr um satélite em órbita. O foguete iraniano teria sido fabricado a partir do modelo de mísil balístico Shahab-3, cujo alcance teórico é de 1.600 km.

A República do Irã dispõe atualmente, apenas de um satélite em funcionamento, o Sina-1, fabricado na Rússia e posto em órbita em outubro de 2005 por um foguete russo Kosmos-3M, lançado também de uma plataforma russa.

A construção de um segundo satélite o Zoreh, confiado a Rússia, sofre atrasos. O motivo seria que provedores europeus estariam reticentes em cooperar com o projeto iraniano.

Foto: O foguete que lembra o míssil Shahab-3. Cortesia TV iraniana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire