Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Julio Verne se acopla à ISS. Veja o Video!

Quinta-feira, 03 abr 2008 - 18h22
Por
O primeiro cargueiro espacial europeu, Julio Verne, concluiu com sucesso seu acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) hoje às 11h52, horário de Brasília.

A operação ocorreu de maneira automática. Todas as manobras foram feitas sem intervenção humana, nem dos astronautas que estão na ISS, nem da equipe que está em Terra.

"Foi um êxito total. O acoplamento foi muito mais fácil do que os teste que fizemos anteriormente", comemorou o diretor-geral da Agência Espacial Européia (ESA),Jean-Jacques Dordain.

Julio Verne foi lançado pelo foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana Francesa, no dia 9 de março.

Nesta sexta-feira, os três astronautas que estão no interior da ISS vão entrar no Veículo Automático de Transferência (ATV). No sábado, após um processo técnico de conexão e de filtragem do ar, eles começarão a descarregar as sete toneladas de alimentos, combustível, oxigênio e material para experimentos, transportados pelo cargueiro.

Julio Verne também servirá como um espaço suplementar da ISS. O veículo retornará à Terra em seis meses e no caminho de volta levará resíduos da Estação Espacial Internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown