Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Júpiter brilha forte e também dá show de beleza no céu noturno

Terça-feira, 8 jul 2008 - 10h08
Por
No último final de semana os apreciadores do céu puderam testemunhar uma das mais belas conjunções celestiais. Durante três noites consecutivas, Lua, Marte, Saturno e a estrela Regulus estiveram visualmente muito próximos, proporcionando uma magnífica composição. Quem olhou para o céu dificilmente vai esquecer esse dia.

Mas como sempre acontece nessas horas, muita gente perdeu o espetáculo, que agora só pode ser visto através das fotos feitas pelos amantes do céu. Se você foi uma dessas pessoas e não conseguiu ver o show celeste, não desanime. Temos uma boa notícia!

Muitos já repararam que uma "estrela" muito brilhante pode ser vista no céu, logo nas primeiras horas da noite. É praticamente impossível não vê-la. Seu brilho é tão intenso que não dá para passar despercebida. O que poucos sabem é que a tal "estrela" é, na realidade, o maior planeta do sistema solar, que durante esses dias estará dando um verdadeiro show de brilho e beleza no céu do quadrante leste, aquele em que o Sol nasce.

O planeta é Júpiter, que neste momento está 620 milhões de quilômetros da Terra e brilha com a intensa magnitude de -2.3. Júpiter é de fato muito grande. Seu diâmetro é de 71492 quilômetros, cerca de 11 vezes maior que a Terra, com volume 1300 vezes superior.

Júpiter é conhecido pela sua Grande Mancha Vermelha e pelos seus quatro satélites principais, vistos pela primeira vez por Galileu Galilei em 1610: Ganimedes, Europa, Io e Calisto.


Aula de astronomia


A observação de Júpiter nos proporciona uma verdadeira aula de astronomia, principalmente se o observador tiver um binóculo, ou melhor ainda, uma pequena luneta. Seu período de rotação é de 9h54m, o que significa que é possível ver uma boa parte do planeta durante algumas horas de estudo. Uma observação apurada nos revelará a Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade atmosférica com ventos de mais de 600 quilômetros por hora.

Outro show é proporcionado pelas luas galileanas. Io, por exemplo, leva 1.7 dias para completar uma volta ao redor do planeta e é muito comum vê-la posicionada à frente do disco jupiteriano, formando um pequeno ponto. Também é normal quando está eclipsada e escondida pelo gigante. Ganimedes, Europa e Calisto também mudam frequentemente de posição o que nos permite, sem muitas complicações, calcular seus períodos de translação ao redor do planeta.

Se você gosta de astronomia e ciências (afinal está lendo este artigo!) este é um bom momento para fazer suas observações e aprender sobre Júpiter. Poderá até mesmo tentar fazer algumas fotografias. Duas horas de observação noturna durante alguns dias ensinarão mais que mil palavras. Experimente. É de graça!

Arte: Gráfico mostra o planeta Jupiter na noite de 8 de julho de 2008, no interior da constelação de Sagitário. O detalhe mostra o gigante visto através de uma luneta simples, acompanhado das luas Europa, mais distante, Ganimedes, ao centro e Calisto mais próxima. Io, se localiza atrás do planeta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown