Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Lixo espacial: ESA estima que 6 mil satélites estão em órbita terrestre

Terça-feira, 15 abr 2008 - 18h53
Por
Imagens impressionantes do lixo espacial em órbita em volta da Terra foram divulgadas pela Agência Espacial Européia, a ESA, nesta terça-feira.

Entre o primeiro lançamento de um satélite artificial, o Sputnik, lançado pelos soviéticos em 1957, até janeiro deste ano, são 6 mil satélites que foram enviados a órbita terrestre. Hoje apenas 800 estariam ativos e todo resto estaria desativado e perdido no espaço.

As fotos divulgadas pela ESA mostram fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados. De acordo com a agência metade dos objetos que podem ser rastreados são derivados de explosões ou colisões na órbita terrestre.

O número é tão surpreendente que os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmam que em vinte anos, poderá não ser mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra.

Durante a Guerra Fria, o espaço se tornou um terreno de competição entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética. O ápice aconteceu com a chegada à Lua pelos norte-americanos na década de 60. Mais tarde, os lançamentos russos diminuíram e simultaneamente outros países inauguraram seus programas espaciais.

Uma estimativa da ESA indica que cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos ao espaço.

Foto: Composição divulgada pela Agência Européia mostra a enorme quantidade de lixo espacial em órbita da Terra. Crédito: Esa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown