Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Maremoto provoca reflexos no Brasil e novos abalos são registrados no oceano Índico

Quarta-feira, 05 jan 2005 - 11h05
Por

05 Jan 2005, 11h05 - Os efeitos do maremoto ocorrido no oceano Índico, próximo à costa oeste de Sumatra em 26 de dezembro foram sentidos também aqui no Brasil, a 16 mil quilômetros do epicentro do evento. O fenômeno, inédito na costa brasileira, foi detectado em vários pontos da costa através de marégrafos, instrumentos capazes de medir a variação do nível do mar.

Após o terremoto, ocorrido no leste do oceano ìndico, as ondas produzidas se propagaram por todo o oceano ìndico e Atlântico, até atingir a costa sul-americana, onde puderam ser detectadas no Rio Grande do Norte, Bahia e Rio de Janeiro.

Em estado de normalidade, a maré flutua em intervalos de seis hora e produz as chamadas marés-baixas e marés-altas. No Rio de Janeiro a anomalia oceânica fez a maré subir e descer aproximadamente 30 cm em intervalos de meia hora.

No entanto, especialistas consultados disseram que as ondas não causaram prejuízos e descartam qualquer motivo de preocupação ou possibilidade de dano ao litoral brasileiro.


Continuam os tremores no oceano ìndico
Um novo terremoto, de 5.5 graus na escala Richter ocorreu hoje às 05h32 UTC (03h32 Hora de Brasília, 11h32 hora local), próximo à costa oeste de Sumatra, a 285 km a sudoeste de Banda Aceh. O abalo se deu a uma profundidade de 30 quilômetros.


Colin Powel visita Banda Aceh
O secretário de estado dos estados Unidos, Colin Powel visitou ontem a província de Banda Aceh, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, e viu de perto a catástrofe que praticamente devastou a cidade. "Eu nunca vi nada parecido com isso", disse Powel em entrevista à rede de tv CNN. "Nós temos visto diariamente nos telejornais as imagens da devastação, mas somente vindo até aqui, e sobrevoando de helicóptero a cidade, é possível se ter uma idéia do tamanho da destruição", continuou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis