Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Meteorito que caiu na Letônia pode ser fraude, afirmam cientistas

Segunda-feira, 26 out 2009 - 14h47
Por
Cientistas do departamento de geologia da Universidade da Letônia expressaram ceticismo sobre os relatórios de um suposto meteorito que caiu em uma fazenda ao norte do país no último domingo, abrindo uma cratera de 20 metros.


Clique para ampliar

Segundo o geólogo Andris Karpovics, a cratera parece ter sido escavada com pás, com substâncias químicas derramadas posteriormente em seu interior. De acordo com Karpovics, foi observado uma mistura de ferro, alumínio e enxofre, o que provavelmente resultou no aumento da temperatura que foi observada na cratera.

Outro especialista, o astrônomo Ilgonis Vilks, disse que a temperatura dentro da cratera era inferior àquela esperada caso um meteorito tivesse se chocado contra o solo. "Ao que parece isso não era um meteorito", disse Vilks, que não adiantou sobre o que teria criado a cratera.

O suposto objeto caiu na noite de domingo em uma fazenda na localidade de Mazsalaca, ao norte da Letônia, junto à fronteira da Estônia. Imediatamente o local foi cercado pela polícia. Em entrevista à agência de notícias Novosti, o diretor do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia, Vladimir Svetsov, afirmou que o objeto era de fato um meteorito, composto basicamente de ferro com aproximadamente um metro de comprimento e massa de várias toneladas.


Foto: Cratera formada pelo impacto do suposto meteorito que caiu no norte da Letônia, em 25 de outubro de 2009. Crédito: Andris Karpovics/Ilmars Znotis/Novosti.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell