Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

NASA lança amanhã novo satélite da série NOAA

Quarta-feira, 11 mai 2005 - 15h58
Por
<

Prossegue a contagem regressiva na Base Aérea de Vanderberg, na Califórnia.

Se não houver problemas e as condições do tempo permitirem, um novo satélite de observação meteorológica será posto em órbita. O lançamento está previsto para acontecer as 10h22 UTC (13h22 Hora de Brasília) desta quinta-feira e será transmitido pela NASA-TV, disponível pelo Apolo11.

Conhecido como NOAA-N, o satélite é mais novo integrante da família TIROS e deverá continuar a fornecer importantes dados de monitoramento ambiental, entre eles o nível de ozônio e distribuição de aerossóis na atmosfera, temperatura da água do mar, perfis de água e temperatura na estratosfera e troposfera, aquisição de dados de plataformas remotas e naturalmente o envio de imagens da superfície.

O mais novo instrumento a bordo do satélite é o MHS (Microwave Humidity Sounder, Sondagem de umidade através de microondas).

Enquanto durarem os testes, o satélite será conhecido como NOAA-N, quando então deverá ser batizado oficialmente. O nome mais provável é NOAA-18, já que é o próximo número da seqüência.

Atualmente é possível captar com simples receptores, os sinais de três satélites da série NOAA: NOAA-12, NOAA-15 e NOAA-17. Com softwares adequados é possível decodificar as imagens enviadas.

Segundo as últimas informações recebidas hoje à tarde pelo centro de controle da missão, o transmissor de VHF que envia as imagens APT deverá ser ligado para testes às 15h19 UTC (18h19 Hora de Brasília), sobre as ilhas Fairbanks, quando o satélite estará completando sua segunda órbita. A freqüência informada pelo centro de controle da missão é 137.9125 mHz e é a primeira vez que esta freqüência é utilizada.

Os elementos orbitais utilizados para rastreio serão divulgados pelo Apolo11.com assim que forem disponibilizados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin