Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Nasa encontra destroços da sonda europeia na superfície de Marte

Sábado, 22 out 2016 - 10h28
Por Rogério Leite
Uma imagem registrada pelo orbitador Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, da Nasa, detectou duas novas marcas na superfície marciana, que de acordo com os pesquisadores, foram deixadas pelo módulo europeu Schiaparelli, que se chocou contra o solo do planeta na última quarta-feira.

Clique para ver antes e depois do local de impacto da sonda Schiaparelli

A imagem mostra duas sombras de tonalidades diferentes, sendo que a mais escura seria uma mistura do local do impacto e destroços do módulo, enquanto a mais clara, a cerca de 3.5 km de distância, é provavelmente o paraquedas da sonda.

De acordo com Thierry Blancquaert, um dos responsáveis pela missão da ESA na superfície marciana, não há dúvida de que se trata da Schiaparelli. "As marcas estão exatamente onde calculamos e se considerarmos os dados telemétricos, podemos afirmar que a nave penetrou na atmosfera com velocidade acima do previsto", disse o cientista.

Esta é a segunda vez que a agência espacial europeia tenta pousar uma nave em Marte, ambas sem sucesso. Em 2003, o módulo Beagle aterrissou na superfície, mas a confirmação só veio em 2015, já que desde o momento do pouso a sonda nunca enviou sinais de funcionamento.

Leia também: Marte:

ESA não sabe o que aconteceu com a sonda Schiaparelli

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis