Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Nasa: estudo liga temperatura do mar a aumento de chuvas severas

Segunda-feira, 22 dez 2008 - 09h43
Por
Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa apresentaram durante a reunião da União de Geofísica dos Estados Unidos, um estudo que relaciona o efeito estufa a tempestades severas nos trópicos.

O estudo foi baseado em cinco anos de análise de dados da sonda atmosférica infravermelha (Airs), a bordo do satélite Aqua.

Certos tipos de nuvens tropicais estão diretamente associadas a tempestades violentas, chuvas torrenciais e granizo. A sonda detecta cerca de 6 mil nuvens deste tipo por dia.

O pesquisador Hartmut Aumann e sua equipe encontraram uma forte relação entre a freqüência dessas nuvens tropicais e a temperatura média da superfície dos oceanos.

Para cada grau a mais na temperatura média do mar foi observador um aumento de 45% na freqüência de nuvens. Com esse raciocínio, os cientistas acreditam que a freqüência de tempestades deve aumentar 6% a cada dez anos.

Do outro lado, cientistas que criam modelos climáticos debatem o assunto e questionam se a freqüência das tempestades severas pode ou não aumentar com o aquecimento global. Segundo Aumann, seus resultados podem ajudar a aperfeiçoar os modelos de clima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell