Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Nave Soyuz com fundador do Cirque du Soleil se acopla à ISS

Sábado, 3 out 2009 - 18h52
Por
A nave Soyuz TMA-16 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (2) depois de uma viagem de dois dias no espaço. A manobra de acoplagem aconteceu sem problemas, segundo informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

A missão é peculiar, pois leva a bordo o bilionário canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. Ele é o sétimo turista espacial a desembarcar na plataforma orbital. Além de Laliberté, viajaram a bordo da Soyuz o cosmonauta russo Maxim Suráyev e o astronauta americano Jeff Williams.

No espírito circense, Laliberté comemorou sua chegada junto aos tripulantes da ISS e da Soyuz, usando um nariz de palhaço. Já em comunicação com a Terra através de um vídeo o turista espacial brincou “estou me adaptando muito bem, adoro este negócio, mas não ficaria seis meses”.

A Estação Espacial Internacional havia suspendido a estadia de turistas durante a reforma da ampliação de sua capacidade. O fundador do circo pagou US$35 milhões pela viagem.

A nave Soyuz foi lançada com sucessso da base de Baikonur, no Cazaquistão, na última quarta-feira (30) e retornará à Terra no dia 11 de outubro.


Vídeo: Momento de descontração: Após o acoplamento da nave russa Soyuz à Estação Espacial Internacional, tripulantes a bordo da ISS se confraternizam com os engeneheiros Jeff Williams, Maxim Suraev e o palhaço e turista espacial Guy Laliberté. Crédito: Youtube/Russia Today/Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês