Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Nave Soyuz se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

Domingo, 17 abr 2005 - 15h18
Por
Os astronautas da Rússia, EUA e Itália que chegaram neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) abriram a escotilha e entraram na plataforma orbital, informou o Centro russo de Controle de Vôos Espaciais.

Na Soyuz TMA-6, lançada ao espaço na sexta-feira passada, chegaram à ISS o russo Serguei Krikaliov e o americano John Philips, integrantes da décima primeira expedição permanente, e o italiano Roberto Vittori, astronauta da Agência Espacial Européia.

Na estação orbital lhes deram a boas-vindas o russo Salizhán Sharípov o americano Leroy Chiao, que formavam a décima expedição e já estão prontos para voltar à Terra depois de mais de seis meses de trabalho na plataforma espacial.

A operação de engate da Soyuz TMA-6 ao dique de atraque Pirs do segmento russo da ISS foi efetuado de forma automática, como estava previsto.

Krikaliov e Philips assumirão nos próximos seis meses o comando da estação espacial, enquanto Vittori permanecerá em órbita oito dias, como integrante da chamada "expedição de visita", que se realizam durante a troca das tripulações permanentes.

Sharípov, Chiao e Vittori voltarão à Terra em 25 de abril na nave Soyuz TMA-5, atualmente presa à ISS e que será substituída pela Soyuz TMA-6.

Como nas expedições anteriores, Krikaliov e Philips deverão viver na ISS durante meio ano e, além do intenso trabalho que significa manter o engenho em funcionamento, realizarão um ciclo novo de testes científicos e pelo menos duas caminhadas espaciais.

Além disso, deverão executar manobras relacionadas ao restabelecimento dos vôos à ISS das naves americanas, interrompidos há mais de dois anos pela catástrofe da Columbia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês