Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

No Alaska, vulcão Augustine volta a entrar em erupção

Terça-feira, 31 jan 2006 - 10h21
Por
Violentas erupções do vulcão Augustine estão sendo verificadas desde o dia 28, quando cientistas norte-americanos elevaram para vermelho o nível de alerta de erupção.

Durante a madrugada, três fortes explosões lançaram cinzas e fumaça a uma altura de pelo menos 9 mil metros acima do nível do mar.

Observações visuais e imagens de satélites nesta manhã mostram que a montanha continua a emanar plumas de cinzas, que chegam a atingir até 7 mil metros. Não estão sendo observados pulsos sísmicos mais intensos semelhantes aos observados durante a madrugada.

Localizado na Península do Alaska, sobre as coordenadas 59.37 N e 153.42 W, Augustine é um estratovulcão, composto pela intercalação de fluxos de lava e material piroclástico, que se eleva a 1252 metros acima do nível do mar. Augustine também é o vulcão mais ativo do leste das Aleutas e já registrou 12 erupções desde 1812.


WEBCAMS


<

A imagem acima é de uma das Webcams disponibilizadas pelos cientistas norte-americanos e mostra o lado leste da ilha de Augustine, próxima à linha costeira. A imagem é atualizada a cada 30 minutos.

Devido à baixa quantidade de horas no Alaska, a região aparece iluminada somente algumas horas após às 17:00 (Hora de Brasília).

Atualize esta página para atualizar a imagem.


Veja Também: Informações sobre o vulcão Santa Helena

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire