Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Nosso Planeta: Camada de gelo atinge menor nível de 2008

Quarta-feira, 17 set 2008 - 09h34
Por
De acordo com observações da Nasa e do Centro Nacional do Gelo e Neve dos EUA, NSIDC, a cobertura de gelo perene do Mar Ártico atingiu o menor nível do ano de 2008 e é o segundo menor nível desde que as observações começaram a ser feitas por satélite, em 1979. Os valores divulgados são ligeiramente superiores ao mínimo histórico registrado em 16 de setembro de 2007.

Segundo os cientistas do NSIDC, essa temporada confirma a forte tendência negativa de derretimento do gelo no mar glacial nos últimos 30 anos. Antes de 2007, o recorde de diminuição do gelo havia ocorrido no ano de 2005.

O Mar Ártico, branco e gelado, reflete fortemente a luz solar. Isso mantém a região polar fria e equilibra o clima na Terra. No entanto, esse mecanismo climático natural pode ter seus dias contados.

Em março, quando o Ártico registra seu pico máximo de cobertura de gelo, cientistas da Nasa e do NSIDC haviam alertado que a camada de gelo perene continuava em declínio. De acordo com dados de sensoriamento remoto em microondas, coletados por satélites, a camada perene normalmente cobre aproximadamente 50% do Ártico, mas neste ano atingiu apenas 30% no último inverno.


Gelo Perene


O gelo perene é uma camada antiga e permanente, que permanece quando o gelo mais recente ao redor derrete durante o verão. Em outras palavras, é uma camada duradoura, que deveria permanecer intacta com a elevação da temperatura, mas que está derretendo a passos largos.


Dados


Segundo os dados divulgados pelos pesquisadores, a média mínima da extensão do gelo perene entre os anos de 1979 e 2000 era de 6.8 milhões de km2. Em 2008 o tamanho da camada diminui para 4.52 milhões de km2, apenas 390 mil km2 maior que o mínimo histórico de setembro de 2007. De forma simplificada, a camada de gelo do Ártico perdeu 33.1% do seu tamanho. Nos últimos 4 anos a redução chegou a 15%.

Artes: No topo, mapa mostra a diminuição da camada de gelo perene no oceano Glacial Ártico. A área branca mostra a atual extensão da camada, enquanto a linha laranja mostra as bordas da camada entre 1979 e 2000. Na seqüência vemos o gráfico mostrando a tendência de diminuição da camada gelada. Créditos: Nasa/NSIDC - Universidade do Colorado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire