Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Número de mortes causado pelo Katrina pode passar de 10 mil

Terça-feira, 6 set 2005 - 07h07
Por
< Uma semana depois da passagem devastadora do furacão Katrina, moradores da região de Jefferson, no Estado da Louisiana, tiveram autorização para voltar e tentar salvar o que fosse possível de suas casas. Também hoje, o prefeito da cidade de New Orleans disse que cerca de 10.000 pessoas podem ter morrido no desastre.

Carros começaram a voltar para Jefferson, a oeste de New Orleans, por volta das 6h00 desta manhã. Um toque de recolher foi decretado para as 18h00, e os moradores terão de abandonar a área até quarta-feira.

O total de mortes provocadas pelo furacão e pelas inundações que se seguiram à tempestade continua incerto, mas o prefeito de New Orleans, Ray Nagin, disse à TV NBC que "não seria exagerado falar que 10.000" morreram. A despeito da estimativa, o prefeito se mostrou mais otimista nesta entrevista. No auge da crise dos refugiados de New Orleans, ele chegou a criticar o governo federal em termos pesados, e interrompeu uma entrevista aos soluços.

"Estamos fazendo um grande progresso agora, estamos ganhando impulso. Vejo tarefas essenciais sendo executadas", disse ele hoje à NBC. "O canal da Rua 17 está quase 84% fechado... Temos mais soldados chegando, então começamos a fazer o progresso que eu esperava para mais cedo".


Vergonha do governo


O tenente do Exército Russel Honore disse à TV ABC que menos de 10.000 pessoas continuam em New Orleans. "Temos de terminar a busca e resgate e trazer comida e água... Tem gente lá que precisa de ajuda. Estamos fazendo o melhor que podemos para chegar até elas".

Ontem, enquanto as autoridades se esforçavam para manter a ordem em New Orleans, homens armados abriram fogo contra empreiteiros que trabalhavam numa ponte, equipes de resgate encontraram moradores ilhados e as águas da enchente começaram a retroceder, deixando a tarefa de resgate dos corpos.

O jornal Times-Picayune, o principal do Estado de Louisiana, publicou uma carta aberta ao presidente George W. Bush, exigindo a demissão de todos os responsáveis pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA).

"Estamos furiosos, senhor presidente, e continuaremos furiosos por muito tempo depois de nossa amada cidade e os distritos ao redor terem secado", diz o texto. "Nosso povo merecia ser resgatado. Muitos que poderiam ter sido salvos não foram. Essa é a vergonha do governo".

Veja abaixo como se forma um furacão

Satélite ao vivo


Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
Clique aqui
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown