Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Olho no céu: Estação Espacial fará possível trânsito lunar sobre São Paulo

Quarta-feira, 13 mar 2019 - 09h43
Por Rogério Leite
Na próxima quinta-feira a estação Espacial internacional será vista sobre a cidade de São Paulo. Enquanto na maior parte da cidade ela será vista acima ou abaixo da Lua, em algumas localidades ela cruzará o meio do disco lunar. Vale a pena conferir.

Gráfico mostra a passagem da Estação Espacial na frente do disco lunar.

Vinda do noroeste, a estação Espacial Internacional, ISS, surgirá no horizonte da cidade às 18h48 de quinta-feira, 14 de março. Lentamente, ganhará altura e atingirá o ápice às 18h51, a 55 graus de elevação. Neste momento, a ISS e a Lua estarão visíveis no mesmo quadrante.

O trânsito ocorrerá cerca de 1 minuto após o ápice, às 18h52.


Assista ao vídeo

Na maior parte da cidade a Estação será vista acima ou abaixo da Lua, mas na Zona Oeste da cidade a nave parecerá cruzar exatamente o centro do disco lunar. Observadores em Pinheiros, Vila Madalena e Perdizes serão os sortudos que poderão acompanhar esse belo evento.

O mapa mostra o melhor local para ver a estação Espacial cruzando o disco lunar.

Paralaxe


Isso acontece porque dessas localidades ocorrerá um alinhamento entre o observador, a Estação Espacial e a Lua, o que dará a impressão que a ISS estará passando bem no centro do disco. Quando mais o observador se afasta do ponto central, menor é o alinhamento exato. A menos de 4 quilômetros dos bairros citados o alinhamento já é perdido e a Estação será vista acima ou abaixo do disco da Lua. No Apolo11 nós veremos a ISS passar abaixo da Lua.

Esse efeito é chamado de paralaxe e consiste na aparente mudança na posição de um objeto causado pela mudança no posicionamento do observador. A paralaxe é tanto menor quanto mais afastado estiver o objeto, no caso, a ISS.

Olho no céu!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown