Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Ônibus Endeavour bate recorde e astronautas preparam desacoplamento

Domingo, 23 mar 2008 - 09h59
Por
Terminou neste sábado, às 23h36 pelo horário de Brasília, a quinta e última atividade extraveicular, EVA, da missão STS-123 do ônibus espacial Endeavour, no momento acoplado à Estação Espacial Internacional, ISS. De acordo com a Nasa, a agência espacial americana, os astronautas Robert Behnken e Michael Foreman realizaram com sucesso as atividades em espaço aberto, onde permaneceram durante 06 horas e 90 segundos.

As operações espaciais tiveram início durante a órbita de número 181 do complexo espacial, às 17h35 pelo horário de Brasília, quando o complexo sobrevoava Papua Nova-Guiné, no Pacífico ocidental. A atividade extraveicular foi concluída às 23h36 durante a órbita 186, acima da longitude 47.22 E e latitude 15.87 N, durante sobrevôo sobre a Arábia Saudita e o Iêmen, no Oriente Médio.


Recorde


Durante as atividades a Nasa também estabeleceu um novo recorde de atracamento entre um ônibus espacial e a ISS, totalizando 13 dias. Neste tempo foram realizados cinco passeios espaciais, quando o normal são três caminhadas em 11 ou 12 dias de acoplamento.


Atividade


Além da intrincada operação de mudança temporária de um dos guindastes de inspeção, localizado do lado direito da ISS, Behnken e Foreman também removeram uma cobertura remanescente de uma dos painéis solares. Além disso, fizeram uma série de fotografias digitais e coletaram detritos do lado externo da ISS. Todas as operações deste domingo foram auxiliadas pelo especialista Rick Linnehan, a bordo da Estação.


Objetivo


A missão deve durar 16 dias e seu principal objetivo foi levar até a ISS a primeira parte do laboratório espacial japonês Kibo. O módulo pressurizado contém equipamentos do futuro laboratório nipônico e tem o tamanho de um ônibus de dois andares. Outros módulos de Kibo deverão ser levados ao espaço no final de maio. Durante os passeios espaciais os astronautas também instalaram o sistema robótico canadense Dextre, dotado de dois braços e que deverá ampliar ainda mais as capacidades da ISS.


Retorno


Ao final da missão STS-123, a Endeavour retorna à Terra trazendo de volta o engenheiro de vôo Leopold Eyharts,que permaneceu na estação desde fevereiro. Em seu lugar ficará o astronauta Garrett Reisman. O desacoplamento entre as duas naves está previsto para segunda-feira e o retorno da tripulação à Terra deve ocorrer na quarta-feira à noite na Flórida.

Imagens: No topo, astronauta Michael Foreman inicia a quinta atividade extraveicular - EVA. Acima, vídeo de 5 minutos mostra parte da operação, que durou mais de seis horas no espaço. Créditos: Nasa/Nasa-TV

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis