Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Ônibus espacial Endeavour retorna à Terra na próxima sexta-feira

Quarta-feira, 29 jul 2009 - 08h07
Por
O ônibus espacial Endeavour iniciou nesta terça-feira (28) as manobras para o retorno à Terra. A nave se desacoplou da Estação Espacial Internacional às 14h26 (horário de Brasília) a uma altura de 385 quilômetros da superfície terrestre.

A aterrissagem do ônibus espacial com sete astronautas a bordo está programada para a próxima sexta-feira às 11h48 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida (EUA).

A missão na Estação Espacial Internacional com duração final de 17 dias contou com cinco caminhas extraveicular para a instalação do módulo final do laboratório japonês Kibo e equipamentos de pesquisa.

A decolagem da Endeavour foi cercada por grande expectativa depois de vários adiamentos pela Nasa. Primeiro, por conta de problemas com um vazamento no tanque de combustível externo da nave e depois do mau tempo na região da base de lançamento na Flórida. Foram no total 5 tentativas de lançamento.


Veja ao Vivo e participe do Chat entre internautas


Todas as atividades da missão, desde o lançamento na quarta-feira até o pouso da Endeavour no dia 31 de julho estão sendo televisionadas ao vivo e podem ser acompanhadas pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Além de assistir a atividade espacial você também pode participar de um chat entre os internautas que estarão assistindo junto com você!

Veja ao vivo - ApoloChannel


Foto: Astronauta Tom Marshburn é visto refletido na viseira do capacete do companheiro Christopher Cassidy durante uma das atividades extraveiculares da missão STS-127. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês