Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Órbita da ISS aumenta em 6 km para novo acoplamento

Terça-feira, 23 fev 2010 - 15h00
Por
A Estação Espacial Internacional que orbita a Terra a quase 400 quilômetros de altura sofreu uma alteração na altura da órbita em 6,2 quilômetros. A manobra foi necessária para dar boas condições ao próximo acoplamento da Soyuz TMA-18, prevista para ser lançada no início de abril. A Soyuz levará os novos membros da tripulação da Estação.


"Para a manobra foram usados os oito propulsores, de aproximação e engate, da nave de carga Progress M-04M, encostada no módulo de serviço Zvezda do segmento russo da ISS", informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Os motores do cargueiro foram acionados na noite do sábado e durante a operação a plataforma aumentou sua velocidade em 3,6 metros por segundo. A órbita média da ISS é agora de quase 349 quilômetros.

Uma outra correção na órbita da Estação já tinha sido realizada este mês. A ISS também irá receber o ônibus espacial norte-americano Discovery com lançamento programado para o dia 5 de abril.


Endeavour


O ônibus espacial Endeavour aterrissou com sucesso no último domingo (21) na pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 0h20m, no horário de Brasília, após uma missão de 14 dias no espaço. A missão da Endeavour instalou o módulo Tranquility na ISS dotado de uma nova cúpula que proporciona agora uma visão panorâmica da Terra e do espaço. O módulo Tranquility acrescentou à plataforma orbital nove dormitórios.


Foto: Estação Espacial Internacional sobre a Terra. Crédito: Nasa

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês