Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Partiu Marte: Tudo pronto para a nova missão no Planeta Vermelho

Sexta-feira, 4 mai 2018 - 09h23
Por Rogério Leite
A NASA lançará neste sábado a mais moderna missão rumo ao planeta Vermelho. O objetivo será estudar os terremotos e impactos de meteoritos e marca também o início dos lançamentos interplanetários a partir da costa oeste dos EUA.

Concepção artística mostra os instrumentos da Missão Insight, da NASA.

O lançamento será feito a partir do complexo 3E da base da Força Aérea de Vanderberg, na Califórnia, com a sonda Insight instalada no topo de um foguete ATLAS V da United Launch Alliance.

Toda operação será retransmitida

ao vivo pelo Apolo11

e está prevista para ocorrer neste

sábado, 5 de maio, às 09h05

pelo horário de Brasília.

Batizada de Insight - Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport - a missão tem o objetivo inédito de estudar o interior de Marte através de registros sísmicos e térmicos e com isso ajudará a responder como é de fato o núcleo do planeta.

Instrumentos


Para atingir seus objetivos, a sonda leva consigo diversos instrumentos de detecção, entre eles um sismógrafo de grande sensibilidade, chamado SEIS, que ficará ancorado na superfície e uma sonda térmica batizada de HP3, que será instalada a cinco metros de profundamente, 15 vezes mais distante que outras escavações marcianas.

Outro experimento bastante interessante é o radio instrumento RISE, que medirá as oscilações do polo norte marciano à medida que o Sol puxa e empurra o planeta em sua orbita. Isso permitirá aos cientistas mensurarem o tamanho e também a composição do núcleo metálico do planeta.

Se tudo correr bem, a nave chegará em Marte no dia 26 de novembro, após percorrer 485 milhões de quilômetros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês