Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Paul McCartney acorda tripulação da Estação Espacial

Segunda-feira, 14 nov 2005 - 06h28
Por
< Os dois tripulantes da Estação Espacial Internacional foram despertados hoje por Paul McCartney, que lhes cantou uma canção direto da Terra. Foi a primeira vez na história que a Nasa realiza uma conexão direta com a estação espacial para oferecer um show a seus tripulantes.

Na Terra, o ex-Beatles interpretou as canções "Good Day Sunshine" e "English Tea" diante de uma multidão de fãs em Anaheim, Califórnia, como parte de seu tour pelos Estados Unidos.

O show foi transmitido aos tripulantes da estação, o americano Bill McArthur e o russo Valery Tokarev, que estão a 354 quilômetros acima da Terra. A transmissão foi realizada pela TV da Nasa e foi possível ver a reação dos tripulantes.

McArthur e Tokarev flutuavam enquanto bebiam um líquido não identificado em bolsas de plástico durante o espetáculo. Eles foram aplaudidos de pé pelos fãs de McCartney. "Não posso acreditar que estamos transmitindo isso para o espaço", disse McCartney. "É sensacional, estou encantado".

McCartney teve a idéia da transmissão quando soube que o Controle da Missão da Nasa usou sua música "Good Day Sunshine" para despertar os astronautas da Discovery em agosto, com uma mensagem de que havia condições favoráveis para regressar à Terra. Os dois tripulantes estão há 44 dias na estação espacial, dentro de uma missão prevista para durar seis meses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown