Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Perseverance se afasta e registra drone Ingenuity pronto para voar

Segunda-feira, 5 abr 2021 - 10h50
Por Rogério Leite
A agência espacial americana confirmou que o drone Ingenuity está pronto para seu primeiro voo no espaço aéreo marciano e divulgou as cenas registradas pelo rover Perseverance, que mostram o helicóptero robótico afastado da nave-mãe por cerca de 10 metros. O voo inédito deve acontecer nos próximos dias.

Drone Ingenuity visto por uma das câmeras do rover Perseverance, em 4 de abril de 2021. Crédito: NASA/JPL.

"Touchdown confirmado! A jornada de 471 milhões de quilômetros a bordo do Persevere terminou e o drone voador já está ancorado no solo marciano e funcionando com suas próprias baterias internas", informaram os engenheiros do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Pesando apenas 1,8 kg, o Ingenuity é um minúsculo helicóptero robótico alimentado por baterias solares recarregáveis. Até agora ele estava sendo alimentado através de uma espécie de cordão umbilical conectado à barriga do Perseverance, que utiliza gerador nuclear para seu funcionamento. A partir de agora, entretanto, Ingenuity usará apenas seus próprios recursos para manter-se em atividade, principalmente seu aquecedor interno.

Veja o que já foi publicado sobre o Ingenuity


"O aquecedor mantém o interior do drone a cerca de 8ºC durante o intenso frio da noite marciana, quando as temperaturas externas podem cair para até 90ºC negativos, explicou Bob Balaram, engenheiro-chefe da missão do drone Ingenuity. De acordo com Balaram, o ambiente interno aquecido irá manter em condições agradáveis os principais componentes, como a bateria e alguns dos circuitos eletrônicos mais sensíveis, evitando danos causados por temperaturas muito baixas.

Espera-se que o Ingenuity faça seu primeiro voo teste em 11 de abril, enquanto os dados telemétricos serão processados 24 horas depois.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell