Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Polêmica: altura do Monte Everest deverá ser novamente avaliada

Sexta-feira, 22 jul 2011 - 10h33
Por
Se você fizer uma breve pesquisa sobre a altura do Monte Everest, a resposta será invariavelmente a mesma: 8848 metros. No entanto, esse número não é consenso entre governos e especialistas, que apresentam valores diferentes de acordo com parâmetros próprios de medição.


Clique para ampliar

Enquanto os nepaleses sustentam que a montanha tenha 8848 metros acima do nível do mar, o governo chinês bate o pé e afirma que o Everest é quatro metros mais baixo, com 8844 metros.

A diferença entre as medidas divulgadas pelos dois países ocorre principalmente por que o Nepal inclui a camada de gelo sobre a montanha, enquanto o valor registrado pelos chineses é limitado somente ao trecho rochoso. Oficialmente, a medida de 8848 metros para altura do Everest foi estabelecida no ano de 1954, após uma série de medições realizadas por geólogos do Nepal e da Índia.

Na tentativa de acabar de vez com a polêmica, autoridades do Nepal deram início à operação que estabelecerá definitivamente a altura da montanha e para isso já estão instalando equipamentos de GPS de alta precisão em diversas partes do Monte Everest. Segundo o governo daquele país o número definitivo será divulgado somente dentro de dois anos.


Nenhum dos dois


Apesar da boa vontade entre os dois países de tentar chegar a um valor oficial que agrade a todos, especialistas de diversas instituições apontam um fato que pode colocar ainda mais lenha na fogueira dessa polêmica. Segundo os pesquisadores, o Everest estaria ficando mais alto, devido à constante subducção das placas tectônicas abaixo do Himalaia, que literalmente empurra para cima toda a cordilheira.

Em medições realizadas em 1999 através de equipamentos de GPS, uma equipe de geólogos estadunidenses constatou que montanha mede de fato 8850 metros, valor que passou a ser adotado oficialmente pela Sociedade Geográfica Nacional dos Estados Unidos.

O monte Everest se estende do Nepal à China e teve sua altura medida pela primeira vez no ano de 1856. Desde então esse valor vem sendo questionado seguidamente.

O topo da montanha foi pela primeira vez alcançado em 1953 pelo guia sherpa Tenzigng Norgay e o explorador britânico Edmund Hillary.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês