Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Por que a sombra deste vulcão lembra uma pirâmide?

Segunda-feira, 17 jun 2019 - 12h37
Por Maria Clara Machado
A imagem espetacular do Monte Teide, na Espanha, é no mínimo intrigante pela sombra triangular projetada durante o por do sol.

Pico Viejo, Monte Teide, Ilhas Canárias, Espanha. Crédito da imagem: Juan Carlos Casado / NASA.

Saiba que o fenômeno da sombra que lembra um triângulo ou uma pirâmide, não é exclusivo deste vulcão e pode ser vista do topo de outras grandes montanhas.

O astrônomo Juan Carlos Casado, autor da foto, explica que este efeito acontece porque o observador está olhando em direção ao horizonte, como um longo corredor. Mesmo que o imenso vulcão fosse um cubo, a sombra resultante seria uma longa caixa triangular.

A imagem também pareceria afunilar à medida que a sombra ficasse mais distante dos olhos, em direção ao infinito. É exatamente o que acontece com os trilhos de trem paralelos. Experimente observá-los a longa distância!

Esta bela imagem mostra a cratera do Pico Viejo sendo parte do Monte Teide e foi divulgada pela NASA no último dia 9 de junho. O vulcão fica em Tenerife nas Ilhas Canárias e é o segundo mais alto da região. A sombra aparece sob a lua quase cheia, vista logo após o seu eclipse lunar total. Realmente deslumbrante!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Viver é uma arte, um ofício. Só que precisa cuidado prá perceber que olhar só prá dentro é o maior disperdício..." - Nando Reis