Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Prepare-se: Eclipse total da Lua poderá ser visto do Brasil

Terça-feira, 10 jul 2018 - 11h44
Por Rogério Leite

Confira algumas fotos do eclipse total da Lua, enviadas pelos internautas

O Apolo1 transmitiu ao vivo o eclipse lunar de 27 de julho de 2018, o mais longo desse século. Foram 4 horas de transmissão ininterrupta e contou com a participação de usuários através de comentários e envio de fotos mostradas ao vivo.

Através do aplicativo Telegram os usuários enviaram mais de 200 fotos feitas com celulares. Abaixo podemos ver algumas delas!

Eclipse lunar visto de Jacarepagua: Crédito: Alvir Junior


Eclipse lunar visto de Berlim, Alemanha. Crédito: Cristiano Andersom


Eclipse Lunar visto de Campinas, SP. Crédito: Daniel Barbarini.


Eclipse Lunar visto do interior da Paraiba. Crédito: Edson Jacobino.


Eclipse Lunar: Crédito: Haydee Svab.

Eclipse Lunar visto de Poços de Caldas, MG. Crédito: Luiz Carvalho.


Apolo11 transmite eclipse ao vivo a partir das 15h30. Participe!

A transmissão do eclipse lunar será feita com imagens ao vivo geradas pela NASA-TV e comentadas pela equipe do Apolo11. O usuário poderá participar enviando vídeos e fotos através do aplicativo Telegram.


No vídeo, o diretor do Apolo11, Rogério Leite, explica como será o eclipse total da Lua no dia 27 de julho.

Clique para ver


A transmissão ao terá início às 15h30 BRT, quando a Lua tocar o cone da umbra da Terra. No Brasil, o evento somente será visto quando a Lua nascer, por volta das 17h30. A transmissão ao vivo poderá ser vista nesta página ou em nosso canal

Apolochannel

no Youtube.



Prepare-se: Eclipse total da Lua poderá ser visto do Brasil


No próximo dia 27 de julho, sexta-feira, teremos um eclipse total da Lua, que poderá ser visto em boa parte do Brasil. Durante o evento a Lua mergulhará no cone de sombra da Terra, o que tornará a Lua muito alaranjada por diversos minutos.

O eclipse lunar do dia 27 visível na América do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália. Na América do Sul, somente observadores localizados na faixa leste do continente verão a fase mais interessante do fenômeno, a fase umbral, na qual a Lua se torna alaranjada. Em todo o resto do continente somente a fase penumbral poderá ser vista, mas praticamente impossível de ser notada.

Como acontece o eclipse lunar


Quando qualquer corpo esférico é iluminado por uma fonte pontual de luz são produzidos dois cones de sombra, chamados de penumbra e umbra. Em condições ideais a região da umbra é totalmente escura, enquanto a penumbra ainda recebe um parte da luz. Durante um eclipse lunar acontece o mesmo, com o Sol fazendo o papel da fonte de luz pontual. Fortemente iluminada, a Terra também produz dois cones de sombra que são projetados no espaço.


Geometria de um eclipse total da Lua

Em algumas ocasiões, o movimento de translação da Lua ao redor da Terra a insere dentro do cone da penumbra. Esta ocasião recebe o nome de eclipse penumbral e é muito difícil de ser observado, já que a diminuição de luz dentro deste cone é muito baixa para ser percebida. Em outras situações, no entanto, a Lua mergulha exatamente dentro da zona de sombra da umbra, ocorrendo então o eclipse total da lua.

Na prática, o bloqueio de luz durante um eclipse total da Lua não produz o obscurecimento completo da superfície lunar. O motivo é que a atmosfera da Terra refrata os raios solares e desvia a parte do espectro de luz vermelha, tornando a Lua alaranjada.

Eclipse visto da Lua


Diferentemente dos observadores aqui na Terra, se algum astronauta estivesse na Lua no momento do eclipse estaria presenciando um eclipse solar total, já que a Terra estaria passando bem na frente do Sol. bloqueando a luz da estrela.


Fases de um eclipse lunar


Todo eclipse total da Lua possui cinco fases bem definidas que incluem os contatos iniciais e finais do satélite com os cones de umbra e penumbra, além do meio do eclipse, conhecido como totalidade.

Eclipse da Lua 27 de julho de 2018

No eclipse do dia 27 de julho, a Lua tocará a penumbra às 14h14 e caminhará por essa zona até às 15h24, quando sua borda encosta na área de umbra, a parte mais escura da sombra. Esse dois momentos são vistos no gráfico como P1 e U1.

O ápice do eclipse ocorre às 17h22, quando a Lua estiver no centro da umbra. A Lua permanecerá dentro da umbra até 18h13, quando então começará a entrar na fase penumbral U4.

Eclipse No Brasil


Como se nota, o ápice do eclipse não poderá ser visto no Brasil, já que na maior parte da faixa leste da América do Sul a Lua nasce por volta das 18h20. No entanto, uma boa parte da fase umbral, a mais interessante, ainda poderá ser observada, com a Lua nascendo ainda eclipsada pela umbra da Terra.

Para ver o eclipse do dia 27 é só olhar para o quadrante leste e esperar a Lua nascer, por volta das 18h20. O fim do eclipse umbral acontece às 19h19, quando a Lua saia totalmente da área de sombra profunda da Terra.



Bônus - Marte colado na Lua


Embora o eclipse total da Lua seja o evento mais importante da noite do dia 27, outra efeméride estará acontecendo ao mesmo tempo. Trata-se da maior aproximação do planeta Marte dos últimos 15 anos. Nesta noite, o Planeta Vermelho estará a apenas 57.7 milhões de quilômetros da Terra, uma distância tão pequena que fará Marte ser o objeto mais brilhante do céu noturno depois da Lua.

Aproximação Máxima de Marte


A maior aproximação entre Marte e Terra ocorreu em 27 de agosto de 2003, quando a distância mínima entre os dois planetas foi de apenas 56 milhões de km, a menor distância desde o Homem de Neandertal, há 60 mil anos. Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287!
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês