Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Primeira tempestade tropical Andrés ameaça costa mexicana

Terça-feira, 23 jun 2009 - 12h13
Por
Autoridades do México decretaram alerta laranja de alto perigo no litoral do Pacífico, na costa oeste do país, diante da aproximação da tempestade tropical Andrés. O alerta vale para a área entre o Estado de Chiapas e Jalisco.

A tempestade é a primeira da temporada de furacões 2009 no Pacífico. As últimas informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicam que Andrés desloca-se pelo oceano Pacífico com ventos sustentados de 110 km/h.

O centro da tempestade está localizado a cerca de 204 quilômetros a sul do porto de Lázaro Cárdenas em Michoacán e 380 quilômetros a sudeste de Manzanillo, no estado de Colima.

A tempestade tropical move-se com direção noroeste ao lado do litoral mexicano. De acordo com a escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos furacões, uma tempestade tropical vira um furacão quando seus ventos superam os 119 km/h.

O governo da cidade portuária de Acapulco já preparou 120 abrigos para o caso de inundações. Cerca de 15 mil pessoas moram em área de risco. Chuvas torrenciais já derrubaram árvores na cidade no último domingo (21).

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown