Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Réplica de 5,9 graus provoca novo corte de comunicação em Sichuan

Sexta-feira, 16 mai 2008 - 10h43
Por
Depois do intenso tremor de 7,8 graus que atingiu muitas áreas da China na última segunda-feira (12), várias réplicas foram registradas nos últimos dias em províncias já destruídas pelo primeiro terremoto.

Uma réplica de 5,9 graus na escala Richter foi registrada nesta madrugada, às 2h25, horário de Brasília, e provocou um novo corte nas comunicações na província de Sichuan. Os trabalhos de resgate foram muito complicados nos últimos dias por conta do mau tempo e da situação caótica. Em muitas áreas, falta luz, comida e comunicação telefônica.

A última réplica ocorreu no distrito de Lixian, cerca de 50 quilômetros ao oeste do epicentro do tremor da segunda-feira, no distrito de Weichuan.

O terremoto de segunda-feira é considerado o pior nos últimos 30 anos na China. Até o momento, autoridades oficiais falam de 21 mil vítimas fatais, mas os números devem aumentar à medida que outras vítimas são retiradas dos escombros.

O instituto nacional de meteorologia da região prevê que as temperaturas irão subir nos próximos dias, o que aumenta o risco de epidemias nos locais mais destruídos pelo tremor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather