Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Robô submarino vai explorar vulcões a 6 km de profundidade

Terça-feira, 12 ago 2008 - 10h33
Por
Um robô submarino desenvolvido por cientistas da Grã-Bretanha, vai explorar os vulcões mais profundos do mundo, a seis quilômetros de profundidade no Caribe.

O robô Autosub6000 deverá explorar a região conhecida como Depressão Cayman, uma depressão que se formou quando a placa tectônica do Caribe se separou da Americana, localizada entre a Jamaica e as Ilhas Cayman.

"É a maior depressão vulcânica do mundo e totalmente inexplorada", conta o professor Jon Copley, do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton e líder da missão.

Junto com Autosub6000, os pesquisadores vão utilizar o Isis, outro veículo submarino. Primeiro o Autobus6000 irá achar as aberturas de vulcões no solo do oceano. Em seguida, o Isis vai analisar amostras de fluidos e sedimentos em torno dos vulcões e assim coletar amostras de formas de vida.

O desafio é grande. Os cientistas acreditam que a profundidades superiores a três mil quilômetros, um em cada dois animais, serão de espécies desconhecidas até hoje.

Foto: Robô submarino Autosub6000. Crédito: Observatório Oceanográfico da universidade de Southampton.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis