Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Rover Curiosity envia nova imagem panorâmica de Marte

Segunda-feira, 29 nov 2021 - 10h48
Por Rogério Leite
A cena, que lembra um cartão postal de algum vale terrestre, é a combinação de duas imagens obtidas em horários diferentes do mesmo dia marciano. Isso permitiu registrar e colorizar uma gama maior de contrastes e detalhes da região próxima ao Monte Sharp.

Composição panorâmica feita a partir de duas imagens registradas pelo jipe-robô Curiosity, em 16 de novembro de 2021.

O mosaico visto é resultado de duas fotos em preto e branco feitas pela câmera de navegação do jipe-robô, obtidas em 16 de novembro de 2021. A primeira imagem foi feita às 08h30 da manhã marciana, enquanto a segunda cena foi registrada às 16h10. Esses dois momentos diferentes proporcionaram condições de iluminação contrastantes que destacavam uma variedade de detalhes diferentes da paisagem.

Para obter a imagem colorida final, a equipe de engenheiros adicionou filtro azul à cena da manhã, enquanto à cena da tarde recebeu tratamento com filtro laranja. Ambas as fotos também foram tratadas com filtros verdes. A combinação adequada de filtros fotográficos resultou em uma colorização artificial bastante semelhante àquela que seria observada por um humano que ali estivesse presente.

Cartão Postal


No centro da imagem é possível observar o Monte Sharp, uma montanha com cinco quilômetros de altura escalada pelo Curiosity desde 2014. Colinas arredondadas também podem ser vistas à distância, no centro-direito.

Imagem registrada pelo rover Curiosity às 08h30 do dia 16 de maio de 2021.

Na extremidade direita do panorama está a escarpada “Montanha Rafael Navarro”, que deve seu nome a um dos cientistas da equipe Curiosity que faleceu no início deste ano. Por trás da escarpada está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando.

Cena registrada pelo robô Curiosity, em 16 de novembro de 2021.

Monte Sharp


Monte Sharp fica no interior da cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de diâmetro formada por um antigo impacto. A borda distante da cratera Gale tem 2,3 quilômetros de altura e é visível no horizonte, entre 30 a 40 quilômetros de distância.
LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês