Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Ruínas de São Marcos reaparecem depois de 69 anos

Quarta-feira, 14 out 2009 - 09h22
Por
As ruínas de São Marcos, cidade histórica do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, passaram por um minucioso trabalho de recuperação por arqueológos e agora vão dar lugar a um parque arqueológico aberto para visitação do público.

A cidade foi demolida em 1940 para a construção de uma barragem na região. "É a Pompeia brasileira", fala com entusiasmo Mozart Vitor Serra, diretor do Instituto Light, que está trabalhando na recuperação das ruínas.

Segundo o Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), que coordena o trabalho, esta é a primeira vez no Brasil que uma cidade inteira é recuperada por arqueólogos. "O que existe são fragmentos, pedaços de cidade. Nunca uma cidade inteira", afirmou Jandira Neto do IAB.

Estão lá o prédio da prefeitura da cidade, a funilaria, a casa do capitão-mor, ruas com calçamento em pé de moleque e pedra-de-mão, além de parte das torres da Igreja de São Marcos.

Outra descoberta: as fundações do Teatro Tibiriçá reapareceram, mas os arqueólogos ainda não conseguiram chegar ao piso que está mais de um metro soterrado.

O trabalho dos especialistas foi realizado em duas etapas. A primeira, em agosto de 2008 quando foi feito um levantamento da região e a segunda, este ano para delimitar os sítios arqueológicos.


São João Marcos


A cidade foi fundada no século XVIII e transformou-se numa das grandes produtoras de café do Vale do Paraíba, cercada por 70 fazendas. Com a prosperidade, a vila teve a primeira rodovia do país para o escoamento do café até o Porto de Mangaratiba (RJ).

A região cresceu em 1880 tinha 20 mil habitantes. Por sua importância, foi tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1939. Um decreto do presidente Getúlio Vargas em 1940, determinou a desapropriação das terras para a ampliação da Barragem de Ribeirão Lages. A cidade foi inundada e a população transferida para o município de Rio Claro. Os planos mudaram pouco tempo depois, mas as ruínas ficaram cobertas por terra e mato durante décadas.


Foto: Parte da antiga cidade de São Marcos. Crédito: Overmundo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown