Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Rumo à Lua: Nasa confirma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I

Sexta-feira, 16 set 2022 - 09h34
Por Rogério Leite
As equipes da missão Artemis I concluíram os trabalhos de reparo do vazamento de hidrogênio líquido, detectado em um dos anéis de engate rápido responsável pelo abastecimento do núcleo central do foguete SLS, que levará a missão ARTEMIS à Lua. Com o conserto, a agência espacial americana já definiu a nova possível data de lançamento, que será transmitido e comentado ao vivo pela equipe do Apolo11.

Foguete SLS na plataforma de Cabo Kennedy, na Flórida. Crédito da foto: NASA.

Nesta próxima semana (de 18 a 24 de setembro), as equipes ainda realizarão um novo teste em condições ambientais reais para garantir que a conexão de abastecimento esteja perfeitamente acoplada entre as faces internas e externas do núcleo principal do foguete SLS, antes de testar novamente o abastecimento do tanque criogênico.

Durante a demonstração, os controladores de lançamento carregarão oxigênio líquido superfrio e hidrogênio líquido no estágio central e no estágio de propulsão criogênica provisório do foguete SLS. Isso permitirá que as equipes confirmem que o vazamento de hidrogênio foi reparado, além de avaliarem os procedimentos atualizados de carregamento dos propulsores.

Comando Inadvertido


O vazamento de hidrogênio ocorreu na última tentativa de lançamento, na tarde de sábado, 3 de setembro de 2022.

Durante a fase inicial das operações de abastecimento de hidrogênio, chamada chilldown, um comando inadvertido foi enviado ao equipamento, elevando temporariamente a pressão no sistema, fazendo com que os sistemas de segurança bloqueassem automaticamente o lançamento.

Data de Lançamento


Com o vazamento reparado, se tudo transcorrer normalmente e todos os certificados de segurança forem emitidos, o próximo lançamento da missão Artemis I deverá ocorrer na terça-feira, 27 de setembro de 2022, às 12h37 BRT. Como em outras ocasiões, a equipe do Apolo11.com retransmitirá o lançamento ao vivo e fará comentários importantes sobre a missão.


Missão Artemis - Resumo


A missão Artemis é dividida em três etapas.

Como parte da missão Artemis I, a cápsula Orion será levada no topo do foguete SLS e passará seis dias em órbita ao redor da Lua, quando testará as tecnologias mais importante da missão, abrindo caminho para a Artemis II, a primeira missão tripulada desde a 17 em 1972.

A missão Artemis II, já tripulada, durará cerca de 10 dias e realizará um sobrevoo lunar antes de retornar à Terra. A NASA estima que a Artemis II seja lançada em maio de 2024.

A Artemis III é o objetivo principal da missão Artemis e deverá ser lançada até 2025. Ela levará a primeira mulher astronauta e também a primeira pessoa negra a pousarem na superfície da Lua.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês