Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Rússia propõe construção de nave nuclear para viagem a Marte

Sexta-feira, 30 out 2009 - 07h46
Por
A Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) propôs oficialmente ao governo do país, um projeto da construção de uma nave nuclear para uma futura missão tripulada a Marte. A princípio, o governo apoiou o projeto e deve encontrar dinheiro para financiá-lo. Foi o que afirmou Anatoly Perminov, chefe da agência espacial, nesta quinta-feira (29).


Clique para ampliar

Para a Roscosmos, o projeto representa um desafio tecnológico e serão necessários mais de nove anos para a construção da nave. O custo foi estimado em US$ 600 milhões e um projeto inicial poderá estar pronto até 2012.

Segundo a agência espacial, a meta é implementar programas de exploração espacial em larga escala, incluindo uma missão tripulada a Marte, outras viagens interplanetárias, a criação e manutenção de bases fora da Terra.

A nave proposta usaria um reator nuclear para alimentar um foguete elétrico. "Seria muito eficiente para uma viagem a Marte", afirmou Igor Lisov, especialista no programa espacial russo. O engenheiro da Nasa Stanley Borowski, especializado em propulsão nuclear, também afirma que esse tipo de motor tem muitas vantagens quando usados em missões no espaço profundo.

Entretanto, os soviéticos passam por dificuldades e o que se vê é uma lenta construção de uma nova geração de naves para substituir a Soyuz. Os norte-americanos também estão no mesmo caminho e devem aposentar seus ônibus espaciais entre o segundo semestre de 2010 e o início de 2011. Neste caso, a segunda opção ainda são as naves russas atuais.


Arte: Fontes alternativas de propulsão são diariamente pesquisadas nos
grandes centros. Acima, concepção artística mostra um protótipo da
nave Vasimir, impulsionada por jatos de plasma. Crédito: Astra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather