Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Satélite registra forte explosão vulcânica em ilha na Oceania

Terça-feira, 8 dez 2009 - 09h14
Por
Desde a gigantesca erupção ocorrida em 1994, o vulcão Rabaul vem alternando momentos de calmaria e intensa atividade sísmica e nos últimos dias voltou a dar sinais de alerta. Jatos de fumaça e material piroclásticos estão sendo expelidos constantemente a mais de 1500 metros de altura, arremessando a longas distâncias porções de lava incandescente.


Clique para ampliar

Com apenas 688 metros de elevação, Rabaul é um dos mais ativos e perigosos vulcões da região de Papua Nova Guiné. Localizado no extremo norte da ilha de Nova Bretanha, possui uma grande caldeira elíptica de 14 km de diâmetro, cercada por uma íngreme cordilheira vulcânica de várias centenas de metros de altura.

Nesta imagem, capturada pelo satélite de sensoriamento remoto EO-1, da Nasa, é possível ver um desses momentos de fúria, ocorrido no dia 30 de novembro. Na cena, a fumaça vulcânica é vista escapando através de numerosos vazamentos ao redor da encosta, principalmente do cone Tavurvur, visto aqui no momento da erupção.


Caldeira


Uma caldeira vulcânica se forma quando uma violenta erupção esvazia a câmara de magma abaixo da montanha. Sem a recarga de magma, as rochas e detritos que anteriormente cerravam a câmera caem sobre ela, deixando uma grande cratera em seu lugar. Estima-se que a explosão que formou a caldeira de Rabaul tenha ocorrido entre 3500 e 1400 anos atrás.


Erupções


Rabaul é um município na ilha de Nova Bretanha Ocidental, em Papua Nova Guiné. Em 1937, uma erupção da montanha matou 507 pessoas e em 1994, outra erupção destruiu totalmente a cidade, hoje deserta e coberta de cinzas. Na ocasião, 50 mil ficaram desabrigadas.

Devido à importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial, o porto de Rabaul tornou-se a principal base de atividades militares da marinha japonesa no Pacífico sul. Centenas de navios foram afundados durante as batalhas e hoje são objetos da curiosidade dos mergulhadores que se aventuram nas águas ao redor da ilha.


Foto: Imagem capturada pelo satélite de observação da Terra EO-1 (Earth Observing-1), no dia 30 de novembro de 2009, mostra uma violenta explosão do vulcão Rabaul, no extremo oeste de Papua Nova Guiné. Crédito: Nasa/Modis Rapid Response Team.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês