Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Show no espaço. Soyuz acopla e Pontes já está a bordo da ISS

Sábado, 1 abr 2006 - 06h52
Por
Novamente russos e americanos deram um show no espaço e logo na primeira tentativa, exatamente às 01h19 deste sábado, a nave Soyuz acoplou-se automaticmante à Estação Espacial Internacional, ISS. O acoplamento se deu quando ambas as espaçonaves se encontravam sobre as fronteiras entre a China, Casaquistão, Rússia e Mongólia.

<

Para atingir a ISS, a Soyuz levou 49h30m desde que foi lançada, de Baikonour, às 23h39 de quinta-feira, (Hora de Brasília. De acordo com o planejado, a Soyuz iniciou a aproximação final à razão de 10 cm/hora antes de atracar ao módulo Zarya.

Durante o processo de acoplamento, um problema de comunicação que durou 15 minutos cessou o contato e o envio dos dados de telemetria da nave russa.

No momento que as duas naves atracaram, técnicos e autoridades presentes no centro de controle da missão, em Korolev, na periferia de Moscou, gritaram e aplaudiram.

Às 02h59 (Hora de Brasília), após a checagem de todos os sistemas e equalização da pressão entre as duas naves, as comportas foram abertas. O astronauta Marcos Pontes foi o primeiro a entrar na Estação Espacial Internacional, seguido do oficial de ciências norte-americano Jeff Williams e do comandante russo Pavel Vinogradov.

Visivelmente emocionado, Pontes atravessou o pequeno corredor que une as duas naves segurando uma bandeira brasileira e cumprimentou os dois tripulantes, Bill McArthur e Valery Tokarev com um beijo no rosto, ao estilo russo.

A partir de hoje, Pontes deverá deverá realizar uma série de 8 experimentos científicos. Entre eles dois são de escolas do ensino médio e os outros seis de instituições de pesquisa brasileiras.

A equipe de Pontes substituirá a atual equipe, formada pelo comandante norte-americano Bill McArthur e o engenheiro de vôo russo Valery Tokarev, a bordo da ISS desde outubro de 2005. Ambos retornarão à Terra junto com o astronauta brasileiro, no dia 8 de abril. O comandante Vinogradov e o engenheiro de vôo Jeffrey Williams, da equipe de Pontes, permanecerão a bordo da estação.

A foto superior mostra o acoplamento entre as duas naves. No centro, em pé, a Soyuz TM-8. Ao lado dela, outra Soyuz, que será usada para o retorno à Terra.


Veja ao vivo


Diariamente o Apolo11 retransmite as imagens da NASA-TV. Aqui você pode acompanhar todos os passos, desde o lançamento até o acoplamente entre as naves. Continue assistindo ao vivo e não perca nenhum lance !

NASA-TV


Rastreie a Estação


Para quem gosta de rastrear satélites, o Apolo11.com também mantém uma página especial, onde além de poder acompanhar a posição atual da ISS, também mostra com antecedência quando ela passará próxima às capitais brasileiras. Sabendo isso você pode captar seus sinais e se o momento for adequado, poderá até mesmo vê-la !

Clique e saiba mais

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire