Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Sobe para 83 o número de mortos por um tornado em Bangladesh

Segunda-feira, 21 mar 2005 - 18h59
Por
Pelo menos 83 cadáveres já foram resgatados entre os restos da devastação causada por um tornado que afetou na noite deste domingo o noroeste de Bangladesh, onde mais de 500 pessoas ficaram feridas, informou a polícia local nesta segunda-feira.

Foto: Busca por sobreviventes de uma balsa naufragada.

Um porta-voz policial do distrito de Gaibandha insistiu que o número de vítimas pode aumentar consideravelmente, já que acreditam que há muitas pessoas entre os escombros das milhares de casas destruídas pelo tornado, a maioria delas levantadas de forma precária.

Dos feridos hospitalizados, cerca de vinte estão em estado crítico.

A maior parte morreu nos desabamentos de suas casas ou ao serem atingidos por árvores ou grandes objetos arrastados pelo tornado, que afetou os distritos de Gaibandha e Rangpur.

Cerca de 10.000 pessoas ficaram sem casa nas áreas afetadas pelo tornado.

O tornado, com ventos de 100 quilômetros por hora, esteve acompanhado por uma forte tempestade elétrica e de chuva e, além de destruir centenas de casas, arrancou árvores e derrubou cabos elétricos em numerosas localidade desses distritos.

A tempestade e o tornado começaram a afetar a zona às 20h30 (11.30 GMT) e as autoridades e equipes de socorro iniciaram às 22h as operações de resgate, que ainda prosseguem.

Nesta época prévia à temporada de chuvas da monção, as tempestades e tornados são freqüentes em Bangladesh, onde causam numerosos acidentes, especialmente o afundamento de navios e barcos fluviais, em um país atravessado por 250 rios, que são as principais vias de transporte do país.

EFE

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather