Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Sonda Parker registra o som do vento solar

Terça-feira, 21 jan 2020 - 11h12
Por Rogério Leite
Como se sabe, o vento solar é um jato de partículas carregas proveniente da alta atmosfera da estrela. Quando atingem sensores eletromagnéticos, essas partículas produzem interessantes variações elétricas, que convertidas para o espectro de áudio criam os mais diversos sons.

Frame isolado registrado pela sonda solar Parker mostra o impacto de partículas altamente carregadas sobre o sensor de imagens. Crédito: NASA/JPL

O som do vento solar observado neste vídeo foi registrado pela sonda solar Parker, que orbita o Sol de forma elíptica entre aproximadamente 10 e 150 milhões de km.

O vídeo é um timelapse de longo período e combina imagens de uma das câmeras da nave e de um dos sensíveis magnetômetros a bordo. Enquanto as imagens mostram o espaço que circunda a nave, a faixa de áudio reconta as variações do vento solar detectadas pelos sensores.

Logo no início podemos ouvir o assustador som das Ondas Langmuir e em seguida o som das ondas Whistler, muito similares ao som de um furacão. Por último ouvimos o impacto de partículas batizado de "Dispersive Chirping Waves", bastante difícil de ser descrito.

Outra coisa que chama a atenção é o trânsito dos planeta Terra, Júpiter, Mercúrio e Vênus, que aparecem em sucessão e intercalados pela explosão de poderosos raios cósmicos que afetam o sensor de imagens.

Observe que o vento solar perto de Mercúrio é surpreendentemente diferente daquele observado próximo à Terra e muitos estudos estão em andamento para entender melhor essas diferenças.

Enquanto isso, curta os suspiros solares!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro ser um oportunista e flutuar do que ir ao fundo com meus princípios amarrados até o pescoço" - Stanley Baldwin