Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Sonda lunar olha para a Terra em busca de água na Lua

Quarta-feira, 12 ago 2009 - 08h08
Por
A sonda espacial LCROSS, em órbita da Lua desde 23 de junho, passou recentemente por uma nova bateria de testes em busca de elementos necessários à vida. O experimento utilizou como objeto de observação a Terra, sondada em diversos comprimentos de onda através de técnicas de espectroscopia e câmeras de infravermelho.


Clique para ampliar

Os testes foram realizados no último sábado (8/8), quando os sensores da sonda foram posicionados em direção ao nosso planeta com o objetivo de detectar os mesmos elementos que os cientistas da agência espacial americana também querem encontrar na Lua.

O objetivo era verificar a capacidade dos instrumentos em detectarem à longa distância sinais de água, ozônio, metano, oxigênio e dióxido de carbono, presentes em nossa atmosfera. Quando os testes foram feitos a Lcross estava a 360 mil quilômetros e o disco da Terra aparentava 2.2 graus de diâmetro.


"A observação da Terra foi um sucesso. Os instrumentos estão todos funcionando bem e as equipes científicas foram capazes de coletar dados adicionais que irão nos ajudar a refinar nossas calibrações desses aparelhos”, comemorou Antony Colaprete, coordenador da LCROSS.

O objetivo final será localizar água nas crateras congeladas da Lua, após a LCROSS se chocar contra a superfície do satélite no dia 9 de outubro. Durante o evento, os instrumentos ultraprecisos da sonda serão capazes de mapear a poeira lunar que será levantada e que contenha elementos químicos que possam sugerir a presença de hidrogênio e oxigênio, essenciais para que no futuro o homem possa estabelecer algum tipo de base sobre o solo lunar.

Saiba mais sobre a sonda Lcross e o impacto na Lua


Artes: No topo, imagem simulada com base nos dados espectroscópicos e imagens térmicas mostram a Terra vista a 360 mil quilômetros de distância. Acima, gráfico gerado pelo espectroscópio em infravermelho mostra a presença de diversos elementos químicos na atmosfera. Crédito: NASA/Ames/Goddard Space Flight Center.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown