Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Soyuz parte rumo à ISS e leva a primeira astronauta sul-coreana

Terça-feira, 08 abr 2008 - 21h08
Por
A nave Soyuz TMA-12 foi lançada com sucesso hoje pela Rússia, rumo à Estação Espacial Internacional, ISS. Estão a bordo três tripulantes, entre eles a primeira astronauta sul-coreana, Yi Sob-yeon.

O lançamento aconteceu às 15h16 hora de Moscou com a ajuda do foguete portador Soyuz FG, direto da base de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é que a nave chegue à ISS na próxima quinta-feira, dia 10.

Além da astronauta sul-coreana, os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Serguei Volkov, substituirão seu compatriota Yuri Malenchenko e a colega americana Peggy Whitson na nova tripulação permanente, a 17ª expedição à plataforma orbital.

O astronauta americano Garrett Reisman, que chegou à ISS no dia 13 de março a bordo da nave Endeavour, também fará parte da 17ª missão até junho, quando voltará à Terra. Já a sul-coreana, Yi Sob-yeon, voltará à Terra no dia 19 de abril, a borod da Soyuz TMA-11, que levará de volta a tripulação permanente da 16ª missão.

A astronauta realizará uma série de experimentos biológicos, geofísicos, científicos e médicos, e fará contatos ao vivo com estudantes sul-coreanos. Estão no planejamento, estudos dos principais indicadores da atividade cardíaca e a circulação do sangue, assim como as funções fisiológicas do homem durante o sono em um vôo espacial prolongado.

Outras pesquisas serão feitas referente aos efeitos da microgravidade e da radiação espacial nas células e micróbios, além de um estudo do possível uso de proteínas como vacina para o vírus HIV.

Nesta nova missão permanente, a ISS receberá duas naves americanas, três naves de carga russas e deverá realizar diversas caminhadas espaciais.

  • Rastreie em tempo real a Estação Espacial!
  • LEIA MAIS NOTÍCIAS


    APOLO11.COM
    Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather