Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Starman e Tesla Roadster fazem primeira aproximação do Planeta Vermelho

Sexta-feira, 9 out 2020 - 08h34
Por Rogério Leite
Lançados a bordo do poderoso foguete Falcon Heavy em 2018, o carro de Elon Musk dirigido pelo seu avatar, Starman, atingiram pela primeira vez a intersecção orbital com o planeta vermelho, após uma viagem de 2.1 bilhões de km.

Starmam a bordo do Roadster, da Tesla, logo após o lançamento em fevereiro de 2018.

"Visto pela última vez saindo da Terra, Starman fez sua primeira aproximação com de Marte no dia de hoje e chegou a apenas 7.5 milhões de quilômetros da superfície do Planeta Vermelho", anunciou a SpaceX.

Para quem não sabe, o carro da Tesla e o manequim astronauta simbolizando o dono da SpaceX, Elon Musk, foram lançados ao espaço em 6 de fevereiro de 2018, a bordo do poderoso foguetes Falcon Heavy, também da SpaceX. O lançamento era simbólico e tinha como objetivo demonstrar a capacidade do Falcon Heavy em levar cargas robustas a outros planetas, em especial Marte.

Gráfico de orbitas mostra o momento da intersecção entre Marte e o carro Roadster, pilotado simbolicamente pelo Starman, avatar do dono da SpaceX, Elon Musk.

É importante destacar que a dupla de viajantes nunca pousará em Marte, já que ambos estão em orbita solar e não carregam combustível para as poderosas manobras de frenagem e intrincadas operações de pouso.

Starman e o Roadster orbitam o Sol uma vez a cada 557 dias terrestres e já completaram 1.75 volta ao redor da estrela desde o lançamento. Devido às dinâmicas orbitais envolvidas, a nave deverá se aproximar novamente da Terra em 6 de novembro de 2020, a mais de 51 milhões de km. Em 30 de março de 2021 a distância será menor, ao redor de 41 milhões de km.

As chances de a dupla espacial atingir Vênus ou a Terra em alguma de suas revoluções não são poucas, da ordem de 6% e 2,5% respectivamente, mas isso só deverá acontecer nos próximos milhões de anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown