Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Suposta bola de fogo no Rio de Janeiro não passa de um avião

Quarta-feira, 15 set 2010 - 06h37
Por
Na tarde de terça-feira, um objeto luminoso bastante pronunciado chamou a atenção dos moradores que passavam por alguns bairros do Rio de Janeiro. Devido à coloração alaranjada e por estar em movimento, o suposto bólido foi imediatamente chamado de "Bola de Fogo", e teria sido provocado por um meteoro na atmosfera ou pelos restos de um satélite desgovernado.

Na realidade, o suposto objeto não identificado não passava de um avião em grande altitude, com a tradicional trilha de condensação iluminada pelos raios de Sol, bem baixo no horizonte.

Apesar do vídeo divulgado pela Rede Globo não mostrar detalhes, a trilha de condensação é normalmente formada por duas esteiras próximas, somente perceptível se o ângulo de observação for próximo à perpendicular do objeto. Imagens feitas em ângulos laterais mais baixos, como neste caso, induzem ao observador a achar que se trata de uma única esteira, quando na verdade são duas.


Fotos: A primeira imagem mostra a trilha de condensação deixada por uma avião logo após o pôr-do-Sol, na cidade de sacramento, Califórnia. Na segunda imagem, devido ao menor ângulo da observação é possível ver claramente as duas esteiras de condensação. Créditos: www.dl-digital.com/Dick Locke / www.iozzi.net/Iozzi/G1.Globo.com via Embed Code.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês