Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Taiconautas se preparam para passeio espacial de sábado

Sexta-feira, 26 set 2008 - 10h30
Por
Com mais de 25 voltas completadas ao redor da Terra, os três taiconautas (astronautas chineses) enviados ao espaço na manhã de quinta-feira (25/set) se preparam agora para o mais importante objetivo da missão Shenzhou 7. Se tudo correr conforme o previsto, a China fará neste sábado seu primeiro passeio espacial, sendo o terceiro país a deter essa capacidade.

De acordo com o Centro de Comando Espacial de Pequim, os tripulantes Zhai Zhigang e Liu Boming já tomaram seus assentos no interior do Módulo Orbital, enquanto Jing Haipeng permanece em seu posto no interior do Módulo de Re-entrada, monitorando todas as funções vitais dos equipamentos.

Durante todo o tempo, Zhigang e Boming cuidaram dos preparativos da missão extraveicular, montando e checando os trajes espaciais que serão usados na missão.

Para a saída da cápsula Liu Boming usará o traje "Feitian", que significa "voando no céu". Pesando 120 quilos e composto de 10 camadas isolantes, pode manter o taiconauta no espaço por até 15 horas. Seu preço é orçado em 4 milhões de dólares.

O outro traje, que será usado por Zhai Zhigang é do tipo Orlan, fabricado por uma empresa russa que também forneceu dois trajes de baixa pressão para treinos, quatro para treinamento subaquático e quatro para ser usado durante as operações de acoplamento.


Horários


O Centro de Controle da missão informou que o passeio espacial terá início às 16h30 de sábado (05h30 pelo horário de Brasília). Cálculos de rastreio mostram que neste momento a espaçonave estará sobre o oceano Atlântico, a sudoeste da África e 30 minutos depois, sobre Pequim. A atividade deverá durar 1 hora.

Após 68 horas a nave chinesa aterrisará sobre o norte da Mongólia.

Parâmetros


A Shenzhou 7 orbita a Terra a 339 km de altitude e está cruzando o território brasileiro no período da manhã, o que exclui observação direta no Brasil. Observadores situados no Uruguai poderão ver a nave às 05h15 da manhã de sábado, cruzando o céu de oeste para leste.

Atividades


Entre os experimentos programados está o lançamento manual de um pequeno satélite de monitoramento, dotado de uma câmera estereográfica similar à da sonda lunar chinesa Chang'e 1, que fará imagens dos módulos e dos taiconautas.

A Shenzhou 7 está equipada com apenas dois painéis solares. Os outros dois, normalmente fixados ao módulo orbital foram retirados para não atrapalhar as atividades no espaço.

Para rastrear a Shenzhou 7 e saber sua posição atual clique aqui


Fotos: No topo, o taiconauta Liu Boming prepara o traje espacial que será usado na atividade extraveicular (EVA). Crédito: Xinhua/Zha Chunming. Acima, vídeo mostra o lançamento da Shenzhou 7, acompanhado do Centro de Controle de Jiuquan. Crédito: Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire