Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Tempestade Ernesto ganha força e vira furacão sobre o Caribe

Domingo, 27 ago 2006 - 13h39
Por
A tempestades tropical Ernesto, em atividade sobre o mar do Caribe, transformou-se em furacão, após ganhar força nas últimas 24 horas.

De acordo com modelos matemáticos de previsão, visto abaixo, Ernesto deve se atingir o sul de Cuba na noite de segunda-feira e continuar avançando em sentido noroeste até quarta-feira, quando deverá cruzar o Golfo do México na altura do extremo sudoeste da Flórida, EUA.

Em seu último boletim, emitido às 12h00 deste domingo (Hora de Brasília), o NHC, Centro Nacional de Furacões, em Miami, informava que Ernesto se localizava a 185 km a sudoeste de Porto Príncipe, capital haitiana e a 330 km do sul-sudeste de Guantanamo, em Cuba.

Ernesto se move em sentido noroeste a 15 km/h e deve continuar neste movimento pelas próximas 24 horas. Dessa forma, o centro do furacão deve cruzar o extremo sudoeste do Haiti na tarde de domingo, atingindo as proximidades do sudeste de Cuba já na segunda-feira.

Os ventos máximos produzidos pelo sistema de baixa pressão já atingem 120 km/h com fortes rajadas. Essa intensidade coloca Ernesto na categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. De acordo com o NHC, um ligeiro fortalecimento nos ventos é esperado para as próximas horas, fazendo Ernesto atingir a categoria 2 na escala.

Ventos com intensidade de furacão se extendem a 30 km desde o olho da tempestade enquanto ventos de intensidade de tempestade tropical podem ser sentidos a mais de 150 km desde o centro do furacão.

A pressão barométrica estimada é de 997 hectopascais.

Tudo sobre furacões e a Temporada de 2006. Imagens de satélite da região

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês