Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Tempestade tropical Delta pode virar furacão sobre o Atlântico

Sexta-feira, 25 nov 2005 - 06h49
Por
A tempestade tropical Delta, a vigésima-quinta da temporada de 2005, continua aumentando de intensidade sobre as águas cálidas do leste do Atlântico.

<

Os últimos modelos de previsão, mostrados abaixo, indicam que Delta ainda não ameaça terra firme, no entanto movimentos erráticos podem fazer a tempestade se aproximar perigosamente das ilhas portuguesas dos Açores.

Originado da depressão tropical 27, Delta se formou na tarde de quarta-feira, e sua formação quebra o recorde histórico de tempestades em uma única temporada.

<


BOLETIM


Em seu boletim número 6, emitido às 06h00 desta sexta-feira, o Centro nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou que o centro da tempestade Delta se localiza sobre as coordenadas 23.7 N e 39.0 W, ou aproximadamente a 1955 km a sudoeste dos Açores.

Delta move-se lentamente em sentido norte a 9 km/h. Espera-se que as correntes de arrasto na região continuem fracas nas próximas 24 horas.

Os ventos máximos, sustentados durante 1 minuto chegam a 110 km/h com rajadas de 149 km/h. Isso coloca Delta no limiar de furacão categoria na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Um aumento na intensidade dos ventos pode ocorrer nas próximas horas.

Ventos com intensidade de tempestade tropical são registrados até a 300 quilômetros do centro do sistema. A pressão barométrica é de 980 hPa (hectopascais).

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


  • Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo


    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !
    LEIA MAIS NOTÍCIAS


    APOLO11.COM
    Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell