Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Terremoto no Pacífico pôe em alerta ilhas da região

Quinta-feira, 28 set 2006 - 09h16
Por
O Instituto Nacional de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, informou que um forte terremoto de 6.7 graus Richter foi detectado às 03h22 (Hora de Brasília) a 44 km de profundidade.

O epicentro foi localizado sob as coordenadas 16.547°S e 172.047°W, aproximadamente a 195 km a este-sudeste de Hihifo, no arquipélago de Tonga ou a 290 km ao sul-sudoeste de Pago-Pago, nas Ilhas Samôa. Samoa, um pequeno país do Pacífico Sul, é formado por duas ilhas principais, Savai e Upolu, e é habitada por 177 mil pessoas.

Imediatamente à detecção do evento, o Centro de Alerta de Tsunamis, localizado no Havaí, anunciou uma leitura anormal no nível médio do oceano, indicando a formação de um tsunami potencialmente destrutivo nos litorais próximos ao epicentro.

Autoridades da Nova Zelândia, a 2600 km do local do evento, não registram vítimas nem danos materiais graves por causa do tsunami.

Gráficos: O primeiro gráfico mostra o tempo que as ondas P levaram para atingir diversos locais do planeta, a partir do epicentro do evento. Acima, diversos sismogramas, como detectados por várias estações nos Estados Unidos. Os sismogramas superiores localizam-se mais próximos ao epicentro, enquanto os inferiores situam-se mais distantes. Todos os traços são normalizados à máxima amplitude.

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Prefiro uma mentira que me favoreça a uma verdade que me prejudique" - Provérbio Escocês