Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Trabalho no espaço: cargueiro Julio Verne eleva em 7 km órbita da ISS

Quinta-feira, 19 jun 2008 - 09h10
Por
O cargueiro espacial europeu Julio Verne trabalhou pesado e com a força de seus motores elevou em 7 km a órbita da Estação Espacial Internacional (ISS), informou hoje o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE).

Os propulsores do cargueiro ficaram acesos por pouco mais de 20 minutos para a realização do trabalho.

A ISS está agora a uma altura de 345 quilômetros da Terra. A órbita média do laboratório espacial oscila entre 360 a 330 quilômetros.

A Estação perde entre 100 a 150 metros de altura, a cada dia no espaço em razão da própria gravitação terrestre, da atividade solar, entre outros fatores. Por esse motivo, a órbita da plataforma é elevada regularmente. Até pouco tempo atrás eram utilizadas naves americanas e russas para a manobra, mas agora o Cargueiro Julio Verne está colaborando no processo.

Um porta-voz do CCVE informou que nos próximos dois meses a órbita da Estação Espacial será objeto de três novas correções.

Em outras ocasiões, já foram feitas manobras de correção para evitar possíveis colisões da ISS com meteoritos, lixo espacial ou satélites.

Atualmente, estão a bordo da ISS, os russos Serguei Vólkov e Oleg Kononenko e o americano Greg Chamitoff.

Arte: Concepção artística mostra a configuração da ISS em abril de 2008. Crédito: Nasa

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown